-
Arquitetos: Szostak Design
- Área: 516 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Keith Isaacs
-
Fabricantes: Dura Groove, Loewen, Thermory
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desta residência foi a principal fonte de inspiração para o seu projeto. O lote, com dez acres, está situado perto da Duke Forest, atraindo os proprietários pela serenidade e beleza natural das florestas. O acesso à casa se dá por uma estrada sinuosa de 275 metros, que passa sob a copa de uma alta floresta de pinheiros e carvalhos e cruza um riacho sinuoso. A casa fica no topo da colina e, devido ao seu cuidadoso posicionamento, cada uma das muitas vistas da residência é mágica.
Os proprietários nos procuraram com a intenção de construir uma casa para envelhecerem. Eles queriam que todos os principais ambientes estivessem em um único andar e que os espaços fossem amplos e acolhedores para receber hóspedes de várias gerações. Criamos três áreas principais: a Sala Grande, a Ala Principal e a Ala de Hóspedes. Essas áreas oferecem tanto espaços públicos abertos quanto ambientes privados e íntimos. A Sala Grande de plano aberto possui muitas janelas em ambos os lados e uma imponente lareira que centraliza a área comum de 4,5 metros de altura.
Na extremidade leste, a cozinha recebe o calor do sol, refletido nos pisos de carvalho branco e na pedra de quartzito. Na extremidade oeste, uma luz suave entra no quarto principal, que fica sob a sombra das beiradas. Esses ambientes são conectados por um "corredor de meditação" com uma parede de janelas do chão ao teto de um lado e obras de arte do outro. No andar de cima, a Ala de Hóspedes tem quartos para os filhos adultos acima da garagem, garantindo privacidade em relação aos espaços principais quando eles visitam.
Também entendemos "lugar" como o equilíbrio delicado entre os sistemas naturais e construídos e como podemos alcançar a sustentabilidade ao longo da vida de uma casa. A residência utiliza recursos do próprio terreno, tanto acima quanto abaixo do solo. Painéis solares estão instalados no telhado acima das janelas salientes, e um sistema geotérmico aquece e resfria a casa, aproveitando a temperatura da terra a 120 metros de profundidade. Na paisagem, caminhos de concreto organizam a circulação ao redor da piscina, que é cercada por gramíneas e flores silvestres nativas.
A escolha dos materiais para a casa transmite elegância, calor e um toque de rusticidade. O telhado de metal prateado e as muitas janelas refletem a luz e o céu. O revestimento externo em freixo tratado termicamente combina com a floresta ao redor. Os pisos de carvalho branco, as vigas de madeira e a chaminé de pedra fazem com que a casa pareça sempre ter estado integrada à natureza local. Internamente, a casa tem um ótimo desempenho. Painéis Zip e isolamento de espuma spray garantem uma excelente eficiência térmica. Duas varandas com tela permitem que os proprietários aproveitem uma conexão contínua entre os ambientes internos e externos durante todo o ano.